Gastronomia do Concelho

A gastronomia é uma arte que permite converter o acto de comer, num prazer para os sentidos e para o intelecto. É a utilização das técnicas culinárias, o empenho e o carinho utilizados na elaboração dos pratos, que constituem a verdadeira gastronomia e proporcionam às pessoas verdadeira satisfação.
O acto de comer, pode trazer uma sensação de simples vulgaridade, ou então, de grande prazer e emoção.


Os concursos gastronómicos do Concelho de Odivelas, que contam com a participação de restaurantes do conselho, pretendem dar a conhecer o verdadeiro prazer gastronómico, atravez da confecção de pratos da gastronomia saloia, característicos desta região.
Ao nível da doçaria, é proposto a doçaria conventual, tentando recuperar a tradição deixada pelo Mosteiro de S. Dinis de Odivelas.

O município de Odivelas procura afirmar a restauração como um dos componentes do produto turístico, promovendo-a como um serviço organizado e de qualidade que o Concelho pode oferecer.

Marmelada Branca de Odivelas:


Com base na referência cultural que a Marmelada Branca assume no concelho de Odivelas, e no legado secular de doçaria conventual do Mosteiro de São Dinis e das Freiras Bernardas, a Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com a AECSCLO, promoveu a constituição de uma Secção de Produtores de Marmelada Branca de Odivelas e apostou na Qualificação e Registo da Marca.